segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Por que a Alemanha?


Gente, eu sei que essa pergunta já foi meio respondida no post passado, no entanto, com o passar dos anos as coisas mudam, e as coisas não são tão preto no branco como eu expliquei no post anterior, claro que o motivo principal é aquele lá, mas o que vocês não sabem é que...

...eu tinha desistido de aprender alemão, haha, então a pergunta que surge é: o que diabos você está fazendo na Alemanha?

Engraçado, né? Eu mudo constantemente de opinião. Quando eu entrei na universidade (sou formada em Direito), meu sonho, meta e objetivo eram um só: me formar e prestar o concurso para o Instituto Rio Branco (é daí que saem todos os diplomatas do Brasil).

Eu estava completamente focada nessa meta, logo, o que eu precisava para esse concurso era falar inglês fluente, ter noções de espanhol e de francês, além, claro, de falar português. Assim, de que me serviriam os outros idiomas? Eu só precisava de 3 mesmo. Desse modo, eu dei 'tchau' para a minha listinha de sonhos.

Eu já estava na universidade e só falava português, eu fiquei desesperada, imediatamente tracei um plano de quantos idiomas eu precisava aprender durante a faculdade e coisas que eu deveria saber para tentar o Itamaraty (depois de uns 2 anos esse plano foi por água abaixo, mas valeu a tentativa).

Durante a faculdade eu fiz uma amizade muito preciosa com o Júlio, ele é uma inspiração no campo dos idiomas, ele fala português, inglês, italiano e alemão. O sonho dele era viver na Alemanha, fazer uma pós-graduação nesse país.

Obviamente, com sonhos tão similares nós nos identificamos rapidamente. E um dos nossos sonhos em comum se tornou viajar para a Europa juntos. Tentamos fazer isso no início de 2014, mas não deu certo. Quando eu voltei para o Brasil ele ficou insistindo que eu deveria aprender alemão, como eu estou sempre aberta a aprender novos idiomas eu passei a reconsiderar o alemão como uma das minhas opções, afinal, eu já estava em um curso de francês e outro de italiano mesmo, que mal faria chegar ao 5º idioma?

Ele me emprestou alguns livros e me deu algumas dicas do idioma. Eu passei a estudar sozinha em casa, o estímulo não veio. O tempo passou e ele continuou na ideia de viajarmos. Eu tinha acabado de voltar da Europa, sendo assim, não havia muita possibilidade de viajar para o Velho Continente uma segunda vez no mesmo ano.

O que é mais incrível é que já muito próximo de Setembro, da data em que ele escolheu para realizar seu sonho, ele me convenceu a seguir junto com ele. O italiano e o francês ficaram para trás e o alemão virou primeira opção. Fácil assim, como num passe de mágica.

Incrível, né? Mas a vida é assim, necessariamente feita de escolhas. Eu escolhi dedicar um ano da minha vida ao estudo de idiomas e não me arrependo nenhum pouco das minhas escolhas. Às vezes, as escolhas que fazemos não são as que as outras pessoas esperam de nós. Mas se essas escolhas são os que nos fazem felizes, qual o problema? 

O tempo que eu vou passar aqui não é o suficiente para aprender o alemão, que é um idioma difícil, mas não é pouco, tendo em vista o fato de que eu estarei em contato com o alemão e com a cultura alemã o tempo todo. Eu ainda estou estudando em casa. A data do curso não bateu com as minhas datas aqui, o grande detalhe foi que eu aceitei ir para a Polônia durante a semana, quando eu achava que era no fim de semana, mas paciência, tudo tem seu tempo e seu jeito.

A Alemanha está se revelando um bom lugar para aprender o idioma e para se morar. Eu tenho certeza que vou ter ótimos relatos para compartilhar.

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez me surpreendo mais com essa mulher...
Parabéns por tudo que vc busca.

Curta por nós (Welma e Ray)

Egle Karoline disse...

Ow meu Deus!
Tão lindas!
Assim meu coração não aguenta!
Amo vocês!