sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como eu perdi 35 euros

Esse foi um momento realmente triste. Eu inocentemente (para não dizer estupidamente) quando comprei a minha passagem Roma-Valência – eu não sei explicar bem o porquê –, eu tinha como certeza na minha cabeça que a minha mala de viagem seria apenas uma e que ela seria leve.

O motivo? Eu passei a achar que a minha mala seria tão leve que não pesaria mais do que 15 kg, eu não levei em consideração que eu levaria coisas para morar 3 meses na Europa. Eu me baseei em uma viagem que fiz para São Paulo, em que minha mala pesou aproximadamente 11 kg, mas eu não lembro o que estava levando, acredito apenas que ela não tinha muita coisa.

Nesse engano descomunal, eu botei na cabeça que a minha mala de Natal até Roma só pesaria 15 kg e que eu não iria precisar comprar nada na Itália, então estava tudo bem comprar uma mala de 15 kg para o vôo Roma-Valência.

Quando eu fui embarcar para Roma, após ter feito a mala (apenas uma) eu já tinha percebido que o peso tinha passado dos 20 kg, não tanto, mas com certeza tinha 20 kg. E quando eu fui despachar a bagagem, tcharam, 23 kg. E agora? O que eu faço?

No meu segundo dia na Itália eu já fui logo perguntando a mãe da família se ela sabia como eu podia fazer para aumentar a bagagem de 15 kg para 20 kg, pois os outros 3 kg eu poria na mochila que eu estava usando. Ela me disse que não sabia, mas que talvez uma das filhas soubesse.

História vai, história vem, dias se passaram e nada do meu problema ser resolvido. Não por desinteresse da família, mas porque a todas as pessoas que recorríamos ninguém sabia o que fazer.

Quando já estava faltando uns 4 dias para eu ir embora, a mãe disse que o melhor a fazer era ir em uma agência de viagens da cidade para ver o que poderia ser feito.

O pai da família foi comigo até a agência e ficou comigo durante todo o processo, a agenciadora foi bem simpática e prática ao resolver meu problema. Ela me mostrou que eu não podia aumentar o peso da mala, mas apenas acrescentar uma outra mala. E como eu não tinha outra opção disse que podia mudar.

A minha grande surpresa nesse processo é que o pagamento que eu havia feito de uma mala de 15 kg era considerado como se nunca tivesse existido, então eu tinha que pagar o valor de 2 malas de 15 kg como se não houvesse pago nada. Lá se vão 40 euros.

Depois do procedimento, eu lembrei da minha outra passagem aérea, Valência-Londres, a qual eu havia compro apenas uma mala de 20 kg (onde eu estava com a cabeça quando tive certeza de que compraria apenas 5 kg de roupa em Valência?), pedi para a agenciadora comprar outra mala. Como já sabia do processo da RyanAir, esperava que eu tivesse direito a comprar outra mala de 20 kg, no entanto, só pude comprar uma de 15 kg (20 kg + 15 kg). Triste história, não?

Ao final, eu paguei 85 euros à agência de viagem. 40 euros por cada mudança de mala e 5 euros pelo serviço (achei justo o preço cobrado pela agência, talvez barato). Já o preço cobrado pela companhia aérea... Um roubo, pois eu tinha pago por uma mala, bastava só descontar o que eu havia pagado e eu pagava o restante. Mas não. E lá se foram os 35 euros que eu tinha pagado anteriormente pela bagagem. Fazer o que? Simples, aprender com o erro e não chorar pelos euros perdidos.

Nenhum comentário: