domingo, 23 de fevereiro de 2014

Um dia em Roma - Parte 1



Era domingo e nós acordamos cedo para pegar o trem das 9 ou 10 horas, a viagem até Roma demora um pouco e eu tirei um cochilo no trem – eu estava cansada do dia anterior.
Ao chegar a Roma pegamos o ônibus até o Vaticano e começamos o tour por lá. A Praça São Pedro é linda, com grandes construções, todas ricas em detalhes. É surreal estar lá. 

Tudo parece um pouco inacreditável. A pessoa fica repassando na mente todas as vezes que viu o Vaticano na televisão e fica calculando a veracidade das imagens que se recorda com as que vê pessoalmente. E o mais impressionante é que a sua cabeça concorda com o que viu na televisão, no entanto, em uma visão muito maior.

Na televisão tudo é pequeno e perto, na realidade, tudo é enorme, grandioso e longe. A Praça São Pedro tem uma entrada que ostenta todo o poder da Igreja Católica. Por fora, a Basílica de São Pedro é uma construção tão grandiosa que a pessoa fica impressionada – infelizmente eu não tive tempo de entrar. 






E a residência do Papa é tão longe que nem ao menos o vemos de verdade da sua janela, e, para que os fiéis o vejam ao redor da praça tem inúmeros televisores gigantes, os quais permitem as pessoas verem o Papa enquanto ele faz algum pronunciamento de sua janela.

Nós ainda cogitamos entrar na Basílica, mas a fila estava tão grande que desistimos, porque senão não haveria tempo para ver mais nada em Roma. Assim, seguimos para o Castelo de Sant’Angelo e o vimos por fora também – ô falta de tempo cruel –, é uma construção que deixa a pessoa sem palavras para descrever de tão grandioso.





Após a visita ao Castelo nós voltamos a Praça São Pedro, pois ao meio-dia o Papa iria fazer seu pronunciamento dominical. E, acredite, para mim – como católica que sou – foi o momento mais emocionante de todo o dia, o Papa Francisco é uma figura tão doce e parece querer acolher a todos sem qualquer tipo de preconceito, que se tornou uma pessoa a qual eu acredito.

 
No momento em que ele apareceu na janela todas as pessoas da praça – que estava lotada – aplaudiram. Foi um momento lindo!! Quando ele começou a falar todos se calaram e passaram a ouvi-lo atentamente, ele abençoou a todos, disse que todos eram bem-vindos e passou a ler o evangelho. Em seguida, rezou e fez um discurso muito bonito – eu só não me lembro do conteúdo, mas sei que era sobre os leprosos e a necessidade de cuidar dos doentes.


Ao terminar toda a mensagem que ele queria transmitir naquele dia, o Papa chamou duas crianças, as quais estavam representando as pessoas da caravana – que estava na Praça São Pedro – para transmitir uma mensagem para o mundo. Por fim, as crianças soltaram uma pomba cada e aquele momento tão significativo teve fim.

Eu não tenho palavras para descrever o quão importante essa parte do dia foi para mim, um momento único e emocionante, ao qual eu levarei para sempre no meu coração.

Sentimentalismos a parte, após a “apresentação” do Papa, nós fomos almoçar e adivinha qual o lugar elegido pelos meus amigos italianos? Mc Donalds. Esse foi o meu primeiro momento ‘junke food’ da viagem.

Nenhum comentário: