sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como chegar a estação de trem


Frio

No aeroporto eu não tinha ninguém me esperando e tampouco tinha ideia de como fazer nada, eu tinha apenas as instruções do que fazer que o meu amigo brasileiro – que tem um pé na Itália – havia me explicado e desenhado para mim. E as instruções muito bem explicadas do que fazer na estação de trem quando chegasse, que o meu amigo italiano havia me repassado.

Eis que inicia a minha saga ao não saber sair do desembarque. Olhei para os lados e depois de um tempinho vi um senhor que parecia ser funcionário do aeroporto – talvez um guarda – e fui falar com ele. Ele só falava italiano, mas era um senhor muito simpático e disposto a ajudar, pois me explicou um pouco rápido o que eu deveria fazer para sair dali e depois perguntou se eu tinha entendido, eu disse que sim, mas ele não se convenceu, então perguntou se eu tinha certeza, eu confirmei e segui o meu caminho. Ele até me acompanhou um pouco, mas depois percebeu que eu tinha entendido as coordenadas e me deixou sozinha.

Ao sair da sala de desembarque eu tinha que encontrar ou o trem ou o ônibus que me levasse até a estação de trem Roma Termini. No corredor em que eu estava bem ao longe tinha um balcão de informações que eu deduzi ser o do trem, perguntei a um dos dois funcionários se era ali que eu comprava a minha passagem e ele me apontou um dos terminais de autoatendimento que estava ao lado da cabine.

No terminal de autoatendimento eu fui tentando comprar a minha passagem do aeroporto para Roma Termini, mas a passagem era muito cara, então eu fui procurando outra até que o funcionário da cabine viu o que eu estava fazendo e foi até mim para me explicar que a passagem de trem para Roma Termini era apenas de primeira classe.

Na hora eu tinha me esquecido do ônibus, mas como o senhor foi falar comigo e alguma coisa na conversa me fez lembrar do ônibus, eu perguntei e ele me informou que a passagem de ônibus era bem mais barata e que o posto que vendia estava logo adiante.
Eu encontrei o balcão que fazia a venda do ticket do ônibus e tinha ônibus para Roma Termini em 30 ou 40 minutos, eu comprei e segui com a mala, a mochila e a bolsa até a parada de ônibus, que ficava do lado de fora do aeroporto, mas era próximo.

Fiquei na parada esperando, algumas pessoas fumavam perto de mim, pois na Europa as pessoas fumam muito! Eu percebi uma família brasileira perto de mim, que aparentemente estavam de férias na Itália, algumas freiras, enfim, muita gente, todos para pegar o ônibus com destino a Roma Termini.

Uma coisa interessante, que é diferente do Brasil, é que o ônibus tem apenas o motorista e uma pessoa que funciona como fiscal para checar se quem entra no ônibus comprou a passagem, e essa pessoa fica na estação, não acompanha o motorista, o motorista faz a viagem sozinho, separado dos passageiros na sua cabine.

Outra coisa interessante, é que se a pessoa tiver bagagem para pôr no bagageiro do ônibus tem que fazer isso sozinho. A minha mala era muito pesada para mim (23 kg) e muita gente já tinha posto a própria mala lá, eu aproveitei que tinha um rapaz terminando de ajeitar a mala dele e pedi para ele por a minha e ele prontamente o fez.


Entrei no ônibus e a viagem levou mais de 30 minutos, talvez 1 hora. Quando cheguei a Roma Termini o ônibus parou em uma rua que dava acesso a lojas, cafés e estandes de aluguel de carro. As instruções que eu tinha do meu amigo italiano em nada me ajudaram, pois o local em que o ônibus parou era completamente diferente do que eu tinha descrito no papel. E agora ?

4 comentários:

B. disse...

Nossa que dificuldade kkkk

Egle Karoline disse...

B., você ainda não viu dificuldade. Espera até a última parte da história. Você ter aflição. kkkkk.

Monique disse...

Egle, estou adorando seus relatos detalhados! Continue postando. =)

Monique

Egle Karoline disse...

Oi, Monique!
Que coisa boa!!
Eu sempre tento ser o mais detalhada que posso.
Beijos.