terça-feira, 14 de outubro de 2014

Por que não tem horário de verão no Nordeste do Brasil?

Essa foi uma pergunta que eu sempre me fiz, pois eu me lembro que quando era criança uma vez ao ano nós tínhamos que adiantar o relógio por uma hora e passávamos cerca de 3 ou 4 meses com esse horário doido.

Eu odiava essa mudança e quando anunciaram que não ia mais precisar eu comemorei, afinal, os meus programas favoritos iriam passar uma hora mais cedo e eu poderia assistí-los.

Sabendo que o horário de verão brasileiro irá começar nesse próximo domingo, eu fiquei imaginando como seria ótimo se o Nordeste ainda o tivesse, pois as horas de diferença entre mim e minha família iriam ser diminuídas gradualmente, tendo em vista que em breve o horário de verão europeu também acabará.

Mas o motivo desse post é explicar esse mistério, eu fiz algumas pesquisas, inclusive no site do Ministério de Minas e Energia. E a razão é muito simples.

Google Images
Tudo se resume ao fato de estarmos próximos a linha do Equador. Isso significa que os dias e as noites tem praticamente a mesma duração, ou seja, o tempo com sol e sem ele é equilibrado, sendo de aproximadamente 12 horas cada. Logo, uma intervenção no relógio não resolve muita coisa.

Google Images
Enquanto que as outras regiões do país que são mais próximas dos Trópicos, como as regiões Sul e Sudeste, tem um dia mais longo, consequentemente uma mudança no horário os fará economizar energia, pois o horário em que as pessoas estarão realizando suas tarefas coincidirá com o horário ensolarado.

Site do Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário: