segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Till it happens to you/A cultura do estupro

Lady Gaga lançou na última sexta-feira o vídeo clipe da última música lançada, a qual é um grito de alerta para a realidade das jovens mulheres nos Estados Unidos. No final do vídeo clipe, a mensagem é "compartilhe a sua reação" ao ver a história contada e ouvir a letra da música.



A minha reação é "Graças a Deus, eu não tenho esse tipo de experiência horrenda para contar". O mínimo que se sente é indignação, horror, compaixão, impotência, inutilidade. O que fazemos de errado no mundo para a persistência nesse tipo de situação?

Para quem não sabe, Lagy Gaga, antes conhecida como Stefani, em sua adolescência estudou em um colégio católico de Nova York, e, nessa época ela foi estuprada. Na letra de sua música ela diz "você não sabe como eu me sinto até que aconteça com você". De fato, eu não tenho ideia da horribilidade da situação, mas posso garantir que a imaginação desse tipo de cena não é nada boa.

Ter a sua liberdade e intimidade violadas de uma maneira tão grotesca e brutal, onde sua vida está posta em risco e sua sanidade também. Não acredito que seja uma experiência agradável.

A história contada no vídeo é bem direta, sem enfeites ou rodeios. A mensagem é: a mulher sofre uma violência sexual de maneira brutal, sem motivos ou explicações, ela não tem culpa, mas ela se culpa, ela se sente diminuída, sem valor. Ela quer desaparecer do mundo, não há mais razão para continuar aquela vida inútil. No entanto, o apoio e o amor de quem se importa com ela pode fazer o rumo da vida dela mudar e ela reaprende o seu valor no mundo.

Essa música é muito além de um hino e um pedido de socorro, é uma chamada para assistir a um documentário feito sobre o assunto, The Hunting Ground de Kirby Dick - pois a música está na trilha sonora.


No final do vídeo é informado que 1 entre 5 mulheres é estuprada nos Estados Unidos e a maior parte desses atos de violência acontece dentro do campus universitário, onde se propaga a cultura do estupro, pois está tudo bem isso acontecer nessa época, o adolescente é estúpido e inconsequente.

No entanto, o alerta é bem maior, pois a cultura do estupro não pertence apenas ao país norte-americano, é uma prática mundial, e a maioria dos países fecha os olhos para a violência. O motivo? A marginalização e o desrespeito com as mulheres.

Meu conselho é: pensem melhor, aprendam a respeitar as mulheres. Parabéns a Lady Gaga por se abrir com o mundo e tentar fazer dele um lugar melhor para vivermos e também a Kirby Dick por expor o problema.

Nenhum comentário: