quinta-feira, 29 de maio de 2014

Menu de uma típica família italiana

Sabe uma das coisas mais interessantes que eu achei na minha estadia na Itália? Foi o respeito que uma típica família italiana tem pela hora da comida. Tudo é perfeitamente calculado, a quantidade de comida, a quantidade de pratos, os horários, enfim, tudo é incrível.



O café da manhã era um tipo de chá amargo, que eles chamam de chá inglês, com vários tipos de biscoitos, o café da manhã é simples e necessariamente doce. No início foi difícil me acostumar, pois para mim o chá era intragável ainda mais porque eu não tomo chá com açúcar ou qualquer coisa que mude o sabor, e os biscoitos eram muito doces. Mas depois de uns 5 dias tudo fica mais fácil.

O almoço era pontualmente à uma hora da tarde, todos se reuniam a mesa e então começavam as “regras” da cozinha italiana, uma coisa muito interessante que eu achei é o respeito pela formalidade do momento, temos o primeiro prato que normalmente era uma pasta (leia-se macarrão cozido com parmesão a gosto), o segundo prato era a salada, o terceiro prato algum tipo de massa que se comprava na padaria – como uma pizza (uma fatia de pão com um molho) ou alguma outra coisa –, e em seguida havia a sobremesa que era algum doce (chocolate, crepe, pão recheado, etc).


E por fim, o jantar era realizado às oito da noite, um momento em que realmente todos se reuniam para aproveitar a refeição juntos, para conversar e saber como foi o dia de cada um. O primeiro prato era uma verdura ou legume com alguma carne ou proteína como ovo, o segundo prato a salada, o terceiro a massa, e por último a sobremesa (algumas vezes era sorvete).


A família italiana é muito unida, de todos é a que mais se assemelha com o estilo de união da família brasileira e de longe foi onde eu fui melhor acolhida, eu amo a “minha” família italiana!

Beijos e até amanhã!

Nenhum comentário: